Moisés: Fugindo da Morte
Em uma manobra no limiar da realidade e da fantasia, Moisés conduziu seu povo para fora do Egito, e levou o exército inimigo à morte. Para muitos, o êxodo israelita foi um ato de inspiração divina. De qualquer forma, esta ação arriscada não se tratou apenas da simples fuga de um povo escravo, mas sim de uma cuidadosa ação militar que desencadeou a ira do ser mais poderoso --o Faraó-- que mandou persegui-los até o fim. A passagem do povo israelita através do mar, no entanto, supõe uma
ação política coordenada, além da morte em massa do exército egípcio, que foi elevada à categoria invejável de milagre.
Josué: A Matança Épica
Na primeira das sangrentas batalhas para conquistar a Terra Prometida, as forças de Josué se infiltram em Jericó para destruí-la de seu interior. Acreditava-se que as muralhas de Jericó eram impenetráveis; no entanto uma espiã, de nome Raab, é contatada. Enquanto os israelitas circundam a cidade por seis dias, as forças secretas de Josué introduzem aliados na casa de Raab, até o número de quarenta, que conseguem dizimar parte do exército inimigo. Debilitada a defesa, os israelitas conseguem penetrar em Jericó, protagonizando um verdadeiro banho de sangue, do qual apenas Raab fica a salvo.
Davi: O Matador de Gigante
Verdade ou lenda... Seja o que for, as antigas escrituras asseguram que, contra todas as probabilidades, o jovem Davi derrotou o gigante Golias com uma pedra lançada com sua poderosa funda, mudando com sua vitória todo o futuro do povo israelita. Mais conhecido como o Rei Davi, célebre por suas decisões justas, poucos conhecem na realidade sobre suas ambições políticas e conquistas nacionalistas, como reunir as tribos semitas nômades e estabelecer um reino pela primeira vez na história.
0 comentários:
Postar um comentário