Texto - Forma mais primitiva de jogos, baseados em interações via texto.
Vetoriais - Jogos que usam primitivas geométricas como pontos, linhas e curvas, podem ser utilizados para criarem perspectiva 2D e 3D, exemplo: Starglider.
2D - Jogos que utilizam imagens bidimensionais.
- Perspectiva top-down - Visão sobre a cabeça do personagem, onde o personagem pode se movimentar em qualquer ângulo
- Side-scrolling - Visão ao lado do personagem, muito comum em jogos de plataforma, o personagem geralmente se move para esquerda e para a direita, podendo dar saltos, Parallax scrolling são aplicadas para simular profundidade.
2.5D - Visão em 2D que simula uma visão em 3D vista de um determinado ângulo, também chamada de pseudo-3D, divide-se em algumas categorias:
- Isométrico - exemplo: Diablo
- Projeção oblíqua - exemplo: Paperboy e International Superstar Soccer
- Billboarding - exemplo: Mario Kart
- Escalamento do eixo Z - exemplo: OutRun
3D - Jogos que utilizam gráficos tridimensionais
- 3D Fixo - Jogo cuja câmera é fixa em um ponto, e geralmente se utiliza de uma imagem pré-renderizada como plano de fundo, exemplos: Alone in the Dark e Resident Evil.
- Primeira pessoa - Jogo cuja câmera está pona posição dos olhos do personagem.
- Terceira pessoa - Jogo em que a câmera está posiciona próximo ao personagem, acompanhando em sua movimentação pelo cenário.
Câmera fixa - A câmera simplesmente acompanha o movimento do personagem, mas não a sua rotação, exemplo: God of War.
Tracking camera - A câmera acompanha o movimento e a rotação do personagem, exemplo: MDK.
Câmera interativa - A câmera acompanha o movimento, mas quem faz a rotação é o jogador, exemplo: Splinter Cell.
Fonte: wikipedia
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